8 Alimentos mais anabólicos para aumentar massa muscular rápido
Muitos praticantes de musculação entre outras atividades físicas de alta performance, sempre procuram adequar uma dieta específica, que combinada com os treinos na academia, proporcione os melhores resultados quando falamos de ganho de massa muscular.
No artigo de hoje, trouxe para você uma lista com os 8 alimentos mais anabólicos que ajudam a aumentar a massa muscular rápido, para que você possa inclui-los na sua dieta e deixá-la ainda mais anabólica, dessa forma ajudando a melhorar ainda mais os seus ganhos nos treinos.
Antes de mais nada, para você não cair naquela lorota que sempre contam para você, de que esse alimento é melhor do que aquele e tal; não isso não existe ok? É claro que você não pode comparar um alimento íntegro na sua apresentação original como uma banana por exemplo com um alimento processado que vem numa embalagem que tem 10 ingredientes para formular aquilo que você está comendo.
O que você precisa saber inicialmente antes de elaborar a sua dieta anabólica
Quando estamos falando em dieta para estética, para alta performance, alimentos que tem prioritariamente apenas um dos macro nutrientes são mais facilmente incluídos na dieta. Quer um exemplo?
O arroz por exemplo: um arroz que é cozido em água normal tem valores irrisórios de proteína e gordura, logo ele é uma fonte prioritariamente de carboidrato.
É muito fácil lidar com o arroz dentro da sua dieta porque você consegue encaixar ele mais facilmente. Quando você utiliza um pouco de arroz, ele não dispara os seus níveis de proteína e nem de gordura.
Então vamos ao que interessa e conferir logo quais são os 8 alimentos mais anabólicos que considero dentro de uma dieta.
1. Carne vermelha
Por que carne vermelha especificamente? A carne vermelha é responsável por entregar uma quantidade muito boa de Creatina. Sim, aquela que gostamos de comprar em forma de suplemento e tomar diariamente com água.
A carne vermelha é uma excelente fonte de creatina. Além desta substância que melhora o seu tônus muscular, sua força muscular e sua performance durante o treino, ela também é uma fonte muito rica em Ferro. O que é muito bom, pois sabemos que altos níveis de ferro mantém o nosso organismo saudável.
Você já deve ter ouvido falar que a falta de ferro causa um problema que é conhecido como anemia, que é quando os níveis de ferro estão baixos no seu sangue.
Uma forma de você conseguir altas doses de ferro altamente absorvíveis pelo seu organismo é consumindo a carne vermelha – um alimento indispensável para quem busca resultados rápidos e de qualidade.
2. Aveia
Você já se perguntou por que este alimento é tão comum nas dietas para ganho de massa magra? Primeiramente porque ela é altamente aceita pelas pessoas. Muitas pessoas tem paladar para aveia, seja ela preparada de forma salgada ou doce.
Pode fazer mingau, pode fazer panqueca, pão, bolo, uma infinidade de receitas com a aveia. Uma coisa importante de mencionar aqui e que nem todo mundo fala é que a aveia não contém glúten.
Não que o glúten seja um vilão, mas se você não sabe a aveia é produzida nos mesmo moldes, nas mesmas fábricas, nos mesmos espaços que outros farinatos e grãos: como o centeio, farinha, cevada, etc. Estes sim possuem o glúten. Então por contaminação a aveia pode apresentar traços de glúten.
Além disso a aveia entrega bastante betaglucana – um composto que melhora absurdamente a nossa imunidade natural. Tendo em vista os tempos que enfrentamos ultimamente, posso dizer que é uma boa que cuidemos de nossa imunidade com todas as armas possíveis.
E claro, a aveia é uma fonte incrível de fibras que mantem o nosso trato gástrico intestinal funcionando perfeitamente bem.
3. Frutas
Por que “frutas”? Simplesmente porque seria muito egoísmo da minha parte escolher uma, duas ou três frutas apenas. Sendo que o ideal é que realmente haja uma variedade de frutas dentro da sua dieta.
Isso porque a fruta tem um papel fundamental de nos proporcionar vitaminas e minerais. Você que repõe, por exemplo, vitaminas e minerais com suplementos multivitamínicos não tem erro nenhum disso, mas você pode ter uma forma muito mais divertida e gostosa de consumir esses micro nutrientes se você incluir frutas rotineiramente na sua dieta.
Elas tem uma densidade energética relativamente baixa, porque você precisaria comer uma boa quantidade de frutas para ter uma quantidade calórica alta, e elas fazem com que você permaneça na dieta por muito mais tempo, uma vez que a carência das pessoas em fazer dieta é exatamente a falta de sentir um sabor doce.
Então, não tenha medo de exagerar nas frutas. Encaixe elas dentro dos seus macros e tenha certeza que elas vão proporcionar vitaminas e minerais de alta qualidade para você.
4. Batata doce e demais tubérculos
Eu vou usar a batata doce porque ela é a mais famosa, como todos sabem, dentro do universo da maromba. E eu sei que você já deve estar cansado de saber que ela é um alimento bom para fazer dieta.
Mas a razão principal de dizermos que ela é um alimento altamente anabólico, são as grande concentrações de vitamina B – uma vitamina que é ideal para que você construa massa muscular, para absorver mais proteínas e para melhorar a sua recuperação.
Então, batata doce, assim como o inhame e o cará, tem altas concentrações de vitamina b, além delas serem altamente sacietogenicas, ou seja você come batata doce que normalmente sua saciedade fica boa por um bom período de tempo.
Elas entregam uma boa quantidade de carboidrato e são realmente muito fáceis de serem preparadas. Então use e abuse dos tubérculos, principalmente da batata doce dentro da sua dieta.
5. Proteínas magras
Anteriormente falamos da carne vermelha, então por que agora estamos falando de proteínas magras e não apenas de um corte específico?
Então, porque de novo seria muito egoísta se eu colocasse aqui apenas frango ou tilápia, por exemplo, sendo que elas tem propriedades similares: grande quantidade de proteína, pouquíssimo nível de gordura e proteínas de alto valor biológico.
Então, dentro dessa categoria de proteínas magras, você pode colocar o patinho, o peixinho. Você também pode colocar peixes como o bacalhau, a tilápia, a pescada. Você pode utilizar, por exemplo, o frango, o porco; todos os cortes magros dessas carnes entram nessa categoria.
E por que? Porque como eu disse no começo, uma das melhores formas de você incluir um alimento dentro da sua rotina dietética é presar por alimentos que contenham apenas um dos macro nutrientes pronunciado.
E todas essas fontes entregam proteína de forma limpa, sem aumentar muito os níveis de gordura e carboidrato. Ora, se você faz dieta flexível, você deve saber muito bem o que estou dizendo. As vezes você quer comer, bater as proteínas do seu dia e falta alguns alimentos.
Você pode fazer alguns filés, alguma dessas proteínas ensopadas, moída, cozida, que você consegue consumir aquilo com grande facilidade, de uma forma bem gostosa, com alimentos de altíssimo valor biológico.
6. Feijão
Um alimento que pouca gente usa na dieta, mas que estou convencido que não deveria sair da dieta de ninguém: o feijão. Mas feijão? Sim, vou explicar.
O feijão é um alimento extremamente inteligente. Primeiro porque ele é delicioso, é difícil um brasileiro que não goste de feijão. Segundo – porque é uma quantidade de fibras muito grande, ele é bem fibroso. E isto faz com que a gente tenha um alto poder sacietogênico.
Claro que se você está buscando o bulking, talvez não seja a melhor das estratégias consumir quilos e quilos de feijão, claro. Mas um pouquinho do caldo de feijão, alguns grãos do feijão podem deixar a sua comida mais úmida, facilitar que você consuma grandes quantidades, se você está em bulking.
E além de que se você estiver em cutting, você pode usar o feijão em saladas, em preparações diferentes, exatamente para ter mais saciedade.
Um cuidado especial com o feijão é fazer o remolho, deixar ele de molho uma ou duas vezes para que algum dos amidos que estão presentes no feijão e que causam gases sejam removidos. Assim você não terá nenhum desconforto com o feijão.
E também vale ressaltar que o feijão é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Então pessoas que estão preocupadas em ganhar peso e não querem consumir alimentos de alto índice glicêmico, podem se fazer valer do uso do feijão.
O feijão tem uma outra importante característica ainda que é uma grande concentração de ferro. Diferentemente da carne vermelha, o ferro contido no feijão é um ferro não heme, ou seja, é um ferro que não se liga tão facilmente assim ao nosso corpo. Ele precisa da presença da vitamina c.
Mas isso você resolve muito facilmente, consumindo salada de folhas verdes, tomando suco dessas folhas verdes, também de algumas outras frutas como o limão, a acerola e também da laranja. Você já vai ter uma quantidade de vitamina c suficiente para absorver esse ferro do feijão.
7. Azeite
Estava faltando uma gordura aqui não é mesmo? Pois bem, os óleos em geral vão ter sempre a mesma característica de serem cem por cento gordura.
O azeite em questão é um alimento um tanto quanto diferente por ter uma pequena correlação com o aumento de testosterona e também por ser um alimento aromático.
Se você faz um simples arroz e coloca um pequeno fio de azeite, já consegue sentir o perfume da Oliva, das especiarias que ficaram ali sendo curtidas, então ele confere um sabor a mais no prato. E quando a gente está em dieta, tudo quanto é sabor é muito bem vindo.
Além do que ele é um alimento chave para você corrigir macro nutriente. Vamos supor que você chegou ao final do seu dia e estava faltando ali 5 ou 6g de gordura apenas. Qualquer coisa que você coma e que venha com proteína e carboidrato pode estourar outros marcadores.
O que você pode fazer? Pegue um pouco do azeite – 5g gramas já é o suficiente, e você consegue corrigir isso facilmente.
Agora vamos para o último da nossa lista dos 8 alimentos mais anabólicos para ganhar massa muscular.
8. Ovos
Muitas pessoas gostam e muitas não gostam desse alimento. Do ponto de vista nutricional, o ovo é um alimento extremamente inteligente que, ao contrário dos demais, não entrega apenas uma fonte macro nutriente.
Um ovo de tamanho médio tem mais ou menos entre 6 a 7 gramas de proteína, ele ainda tem de 5 a 6g de gordura dentro da sua gema e seu carboidrato chega a no máximo 1g.
Então você encontra no ovo os 3 macro nutrientes, mas Deus foi tão perfeito na engenharia desse alimento, que ELE fez a gema íntegra e facilmente desassociada das claras. Então se você precisa fazer uma alimentação mais magra você pode utilizar apenas as claras, e caso precise de alguma gordura você pode usar o ovo inteiro.
E essa forma híbrida do ovo faz com que ele ganhe um status de alimento anabólico, aqui na nossa lista de hoje.
Vale a pena lembrar que ele serve para preparações doces e salgadas e que muitas pessoas, inclusive vegetarianos, que não comem carne e outros derivados, podem ter a sua salvação nos ovos, por conta do alto valor biológico que esse alimento tem.
Fique ligado:
Esta lista dos 8 alimentos mais anabólicos para ajudar a aumentar a massa muscular rápido, de uma forma que ficasse fácil para você leitor entender. Todos eles tem grande qualidade e grande necessidade dentro de uma dieta tradicional.
Espero que você tenha aproveitado todo o conteúdo e se puder, compartilhe nas suas redes sociais. Manda praquele grupo de whatsapp ou para aquela pessoa está precisando ter um pouco mais de variedade na dieta, que não sabe quais alimentos que ele pode encaixar e fique ligado também nas nossas redes sociais: instagram, facebook e telegram.
Então é isso por hoje. Até breve, marombas.
0 Comentários